Imagens

A obtenção das imagens para a produção dos modelos 3d pode ser feita com câmera terrestre ou aérea. Para ambos os casos, deve-se seguir os procedimentos abaixo:



Câmera

Deve ser escolhida acâmera que tirar as imagens mais nítidas. Sugere-se o uso de uma câmera DSLR com sensor de 12 megapixels ou maior (como as câmeras produzidas pela Canon, Nikon, Sony, entre outras). Câmeras de smartphones com correção de exposição e sem desfoque de movimento podem ser utilizadas, contudo, quanto melhor a resolução da câmera melhor a qualidade do modelo 3d.


Lente

Utilize uma lente comum, como uma lente 24mm ou 50mm. Se utilizar lente com zoom, você deve bloquear a lente para uma única configuração durante a sessão de aquisição.


Exposição

É importante obter as imagens com a exposição correta para garantir a maior nitidez. Para imagens aéreas, a velocidade de abertura do obturador deve ser alta para evitar que as imagens fiquem borradas devido ao movimento da aeronave. Para imagens terrestres, a aquisição pode ser manual ou utilizando tripé. A iluminação deve ser a mais homogênea possível. Em locais abertos, procure tirar as fotos em dias nublados ou em horários com a menor quantidade de sombra.


Configuração

Quando utilizar uma câmera DSLR, mantenha o ISO mais baixo possível (entre 100 e 300) para reduzir o ruído das imagens. Configure a câmera para o modo manual, para que as imagens tenham a mesma exposiçãoao longo da sessão. Arquivos de imagens RAW são melhores, contudo, imagens JPG sem compressão são adequadas. Mantenha a configuração f-stop próxima de f/8 a f/16 para melhores resultados. O ideal é manter toda a imagem focada. O balanço de branco deve ser configurado manualmente para evitar diferenças de tonalidade entre as fotos.



Calibração das câmeras

A calibração das câmeras consiste em determinar os parâmetros internos da câmera. Esse procedimento tende a auxiliar no processo de alinhamento. Essa etapa é opcional pois o processo de alinhamento pode ser realizado com câmeras não-calibradas.

Aquisição das imagens

A aquisição de imagens terrestres ou aéreas deve ser realizada de forma que o modelo 3d tenha densidade de pontos e resolução espacial (GSD) homogêneas.

Para isso, é fundamental que duas condições sejam atendidas: (1) a sobreposição lateral e frontal entre as imagens deve ser maior do que 60% e (2) a distância entre a câmera e o objeto (AGL) deve ser constante.

A quantidade de fotos para cada objeto irá depender do GSD desejado, das características da câmera utilizada e do tamanho do objeto a ser imageado.

A aquisição com VANT utilizando sistema de controle de vôo permite programar as linhas de vôo de forma a manter o AGL e a sobreposição entre as imagens constantes.


Processamento das imagens

O processamento das imagens consiste em corrigir parâmetros, melhorar a definição e remover imagens com baixa qualidade. Podem ser obtidas imagens brutas (RAW) ou processadas.

As imagens brutas (RAW) podem ser tratadas para corrigir a coloração, brilho e contraste, de forma a melhorar a definição do objeto que se deseja escanear.

As imagens brutas tratadas ou as imagens pré-processadas, devem ser carregadas no software para o início do processo de construção do modelo 3d.

A qualidade das imagens é calculada utilizando algoritmo que estima o contraste entre cada pixel detectando a nitidez das bordas das feições. Fotografias com qualidade baixa são removidas (menor que 0,7).

Mais informações podem ser obtidas no Manual do Agisoft Metashape:
www.agisoft.com